Saturno na 5ª Casa

Enquanto Marte e Júpiter correm para dentro do tanque de areia para começar logo seus castelos, Saturno na 5ª Casa entra nele muito hesitante e com um olhar preocupado no rosto. "O que vai acontecer se o meu castelo não for bom? Tenho a certeza de que ninguém vai gostar dele. Será que eu tenho de fazer um? Eu deveria; afinal, todas as outras crianças estão fazendo. Todo mundo gostou do castelo que John fez; talvez eu devesse fazer um igual ao dele”. Neste ínterim Marte já acabou o dele e Júpiter está quase terminando o seu (é maior que o de Marte). Saturno ainda está ruminando. "Será que esta é a melhor pá para se usar? Quais são os princípios básicos na construção de castelos de areia? Preciso organizar tudo primeiro”. Júpiter e Marte já saíram do tanque de areia e estão brincando nas balanças quando o sol se põe, enquanto Saturno fixa firmemente os alicerces de seu castelo no devido lugar...
Mais tarde na vida, os que têm Saturno na 5ª Casa têm a mesma dificuldade em expressar livremente sua individualidade e criatividade pessoal. Desesperadamente, querem ser amados por se sentirem especiais e por sua originalidade, e mesmo assim sentem que é exatamente por serem diferentes que afastam os outros. O que foi que deu errado?
Por alguma razão, eles tiveram "a criança brincalhona" dentro de si rejeitada. A psicóloga Karen Horney acredita que, da mesma maneira que a semente de uma pêra se transforma numa pêra, os seres humanos crescem naturalmente para seus potenciais intrínsecos, contanto que certas circunstâncias adversas não atrapalhem o caminho para que isso aconteça. Muitas vezes, no entanto; as crianças só se sentem amadas e aceitas quando conseguem viver aquilo que seus pais desejam que elas sejam. Antes de se arriscarem a revelar quem são, elas escondem sua própria individualidade para agir de acordo com a expectativa dos pais. Sua energia então é dirigida para a imagem daquilo que deveriam ser, em vez de desabrochar livremente. Uma espécie de alienação do self real ocorre e o fluxo espontâneo do self é bloqueado pela rigidez, pela dúvida e pela insegurança. Elas acabam observando da forma como observam a si mesmas, enquanto sua verdadeira luz permanece escondida por trás de uma nuvem. A discrepância entre seu self real e sua identidade planejada deixa-as infelizes e incertas com o que produzem. Em última instância, o desafio de Saturno nesta posição é encontrar uma forma de libertar seus espíritos criativos. A Mãe e o Pai não estão mais observando-as. Quem tem Saturno na 5ª Casa precisa dar permissão a si esmo para deixar aparecer de vez em quando a criança brincalhona e espontânea que tem escondida dentro de si.
Muitas vezes essas pessoas não têm os hobbies ou divertimentos nas horas de folga que poderiam ter para adicionar esse algo mais à alegria da vida, e através dos quais poderiam definir melhor sua individualidade. Da mesma maneira, são inseguras no domínio do coração; romance dá gosto à vida e nos faz sentir importantes e especiais. No entanto, quem tem Saturno na 5ª Casa não tem certeza de si mesmo, nem para apreciar um bom pedaço de torta de morango. Temerosos de serem rejeitados, eles se resguardam demais e têm medo de parecer bobos para ficar à vontade nestas situações. Para Saturno na 5ª Casa, ficar alegre é uma dureza.
Eles também têm medo de que aquilo que dão à luz seja inaceitável, uma vez que esse posicionamento está associado com a relutância em ter filhos ou problemas com eles. Eles temem que seus filhos não gostem deles ou que eles próprios não vão gostar de seus filhos. Os testes e as restrições impostas ao criar filhos vão ser fortemente sentidos com este posicionamento, de forma que é aconselhável eles planejarem muito bem quando vão querer começar uma família. É bem provável que aprendam tanto de seus filhos como estes deles.
Curiosamente, elaborei mapas de alguns artistas profissionais e atores com Saturno nesta posição, como se tivessem que pôr para fora esta expressão criativa. Outros podem fazer carreira em organizações ou administração de artes ou em profissões que lidem com crianças ou jovens.

33 comentários:

Unknown disse...

Tenho este posicionamento e ele se expressa exatamente dessa forma em mim. Parabéns pela interpretação.

Otávio disse...

Lara, conforme a sua bibliografia fonte, você acha que Saturno na 5 pode dar indícios de descontrole sexual, lascividade, carmas relacionados ao sexo?

O sexo é muito complicado na minha vida, tenho Saturno na 5 em sagitário em oposição a vênus em gêmeos.

Na minha vida parece que vivo entre opostos: ora uma fase de profunda reflexão e busca espiritual, ora imerso em um materialismo ferrenho, e totalmente perdido em um sentimento vazio de luxúria. Já procurei tanta ajuda pra solucionar isso, nunca consegui encontrar o equilíbrio...

Anônimo disse...

Agora imagina quando um sagitariano que tem toda a alegria do mundo ao seu dispor nasce com Saturno na 5.

De que adianta o Sol, Mercúrio, Vênus e Netuno em Sagitário quando se tem Saturno na 5, e Marte em Capricórnio na 7.

Parece que eu só nasci para trabalhar.


Nem minha Lua em Libra me salva.

Anônimo disse...

Imagine para quem nasceu com sol em leao e ter esse saturno na casa 5, meu mercurio tb esta em leao e eu faço piada ate das minhas desgraças. Ate hoje nao consigo ter um namorado e nunca tive, no maximo consigo dar alguns beijinhos. E sendo totalmente extrovertida é mais dificil ainda quando vc nao sai pra se divertir pq foi criada com restricoes e ainda viver com os pais pra quem tem esse saturno é crucial, ha um medo inconciente de se liberar. Me lembro quando cheguei em casa la pras 3 da manha, pois tinha ido no cinema que era longe de casa com minha amiga, quando abri a porta, estava meu pai ali me esperando na sala de luz acessa e com um arrogante, me alertando "é bom vc ligar de vez em quando e dizer o que esta fazendo ne ?! e bla bla", só sei que chorei tanto antes de dormir. Tem uma outra vez que fui fazer vigilia na igreja catolica que é pertinho de casa, acho que meus pais nao acreditaram e quando me deparei na igreja la pelas tantas horas, vi minha mae no canto me vigiando, mais uma vez chorei muito e ela só dizia "vc nao entendi", meu pai sempre fala ate hoje "vc nao entendi " " vc nao sabe", me trata como se fosse criancinha e eu com meus 29 anos. Tb acredito que saturno na casa 5 atrapalha com a ausencia de amigos, de alguma forma vc é impedida de ter amigos pra poder sair com eles. E é verdade, eu nao quero nem pensar de ter filhos, casamento eu nao sei ainda mas se eu conseguir sair de casa e apenas conseguir namorar ja vou me sentir realizada, pq hoje o meu maior sonho é ser livre.

Anônimo disse...

continuacao... eu com sol em leao na casa 4 e mercurio tb, esse saturno na casa 5, nao suficiente, o meu saturno faz conjuncao com plutao na casa 5, manipulacoes por parte nao só do pai como da mae tb, os dois juntos é um inferno na minha cabeça, o que as pessoas nao entendem é que ficamos assim bloqueados pq tudo isso acontece desde quando vc nasci, vc é criada de tal forma e uma vez que encherga, alem de doer tanto, nao é o suficiente pra saber, vai depender se a vida vai te tirar desse sufoco, pq persistencia por experiencia propria nao é o suficiente pra sair disso, eu pelo menos sempre me deparei com obstaculo atras do outro.

Mabella disse...

Anônimo "que nasceu para trabalhar",

Talvez seu desafio seja usar a criatividade para encontrar um trabalho que seja divertido e prazeroso ou o aproxime disso.

Anônimo disse...

Meu Saturno está retrógrado em Peixes no fim da minha casa 4, indo pra 5 e identidico a dureza desse planeta em ambos os lados da minha vida: o lar e a família, a expressão individual e a auto estima estão muito ligados entre si. Saturno meteu a foice.

Thayná Thoni disse...

Texto ótimo!!!!

Unknown disse...

Eu também tenho sol em sagitário e saturno na casa 5

Anônimo disse...

Esse lance de amizade pra se divertir, realmente parece miserável com saturno na casa 5.

Lara Moncay Reginato disse...

Olá.
Entendo que seja difícil, mas é preciso separar as coisas, a casa 5 diz como vocês de divertem, saturno limita essa percepção, traz peso, necessidade de ser consciente nesses momentos, torna as pessoas menos extrovertidas, mas há outros posicionamentos no mapa que podem indicar melhor a relação com os pais, os relacionamentos amorosos e com amigos. É preciso analisar o todo, de qualquer forma Saturno nos mostra aonde precisamos crescer, o que ainda não foi resolvido e desda forma pode ser um poderoso aliado, quando deixamos de nos sentir limitados por ele e passamos a querer entender o que ele está nos solicitando, a que caminhos está nos conduzindo. Podemos tudo modificar, mas é preciso ser consciente do que nos limita e ainda mais conscientes do que realmente queremos ser e construir.
Boa sorte para todos.
Grata por seus comentários.

Anônimo disse...

Tbem tenho saturno na 5a casa e só posso dar um conselho: Sai de casa, criatura! Vai viver tua vida.

Anônimo disse...

Exatamente como me sinto. Sou clara desde sempre quando falo em filhos, tenho um medo absurdo, e não tem nada no mundo que me faça gostar da ideia de ser mãe. Me assusta muito, eu me preocupo com TUDO e eu não quero ser uma mãe que vai frustrar seus filhos com seus medos, jamais. Minha infância foi péssima, adolescência também por esses aspectos, mas com o tempo fui conhecendo as pessoas certas e meu lado extrovertido foi brotando, não sei mais passar o tempo em casa com preocupações, me consome demais.
Tenho a mesma dúvida que o rapaz ali em cima... quanto à sexualidade, eu não acho a minha reprimida, muito pelo contrário, eu tenho muita liberdade quanto a isso e me preocupo que o tanto seja causado por esse posicionamento, apesar de parecer uma contradição por causa do que escreveu, mas realmente não entendo. Tenho medo de me distrair com luxúria em demasia, as vezes não consigo evitar.

victor girao disse...

Tenho esse posicionamento, felizmente Saturno está muitíssimo bem posicionado haha Sou bastante espontâneo, tenho necessidade de ser criativo e me expressar! Porém ele ainda me afeta nos relacionamentos e o medo de ser rejeitado.

Anônimo disse...

Tenho saturno na casa 5 e definitivamente eu ñ nasci pra ser mãe eu amo meu filho e por mim sera unico.

Victor Gustavo disse...

Tbm tenho sol em leão, e saturno na casa 05. Também sou "azarado" na minha vida amorosa. Várias mulheres ja passaram por mim, mas nunca nenhuma deu certo.
E agora estudando astrologia, espero entender melhor essas coisas na minha vida.,

Unknown disse...

Tenho saturno retrógado na 5° casa em Sagitário. Realmente sinto um medo e uma responsabilidade muito grande em tudo o que faço e principalmente em pensar em ser mãe. Sei que é um carma que precisa ser superado!

Anônimo disse...

Tenho saturno retrogrado em sagitario no grau 29, e urano tbm nesse mesmo posicionamento, na casa 5.
Meus pais sempre me chamaram de emburrada e bicuda, e eu sempre tive uma dificuldade enorme para brincar com outras criancas. Minhas brincadeiras eram todas certinhas e tinham que fazer sentido com a realidade. Hoje com 29 anos quase completos, eu posso dizer que nao tenho nenhum hobby, e parece que quanto mais penso em me divertir e ter mais tempo para mim, mais responsabilidades aparecem, seja no trabalho me pedindo hora extra, seja na universidade me pedindo para melhorar minhas notas, seja em casa lavando roupas, etc.
Sempre brinquei de boneca e adorava ter "filhos", mas hoje em dia eu morro de medo de ser mae. Tive oportunidade de ser baba em um intercambio, e levei um tapa na cara nessa experiencia. O buraco e bem mais embaixo e tem que ter muita estrutura pra criar um filho, coisa que eu acho que nao tenho. Me sinto uma bebe emocionalmente falando. O relacionamento da minha sogra com meu cunhado me incomoda muito, porque claramente eles tem uma ligacao carmatica. Tenho muito medo de passar por isso tambem.
Estudando mais sobre astrologia andei vendo que esse meu posicionamento eh carmatico e pode significar varias coisas, desde problemas para engravidar, ter filhos mais tarde na vida, problemas de relacionamentos com filhos.
Gostaria de saber se alguem poderia me ajudar a interpretar esssa questao de filhos mais a fundo no meu mapa? Em textos que li diz que filhos eh um divisor de aguas na minha vida, que podem exigir muito de mim. Mas em que sentido isso poderia ser? Gostaria de saber mais a respeito, se alguem puder me ajudar!

Gratidao!

Anônimo disse...

Boa tarde,
O Saturno na casa 5 também pode indicar problemas com o pai?
Sempre tive relação conflituosa com ele e não consigo perdoá-lo pela infância que me impôs.

Anônimo disse...

Adorei o texto, mas, principalmente, os comentários. Além de tudo tenho Saturno em Câncer nessa bendita Casa 5. Meus pais são a minha prisão, parece que quanto mais eu tento me libertar, mais coisas acontecem para aprisionar (doenças em família, falta de apoio de irmã, etc). Como alguém aí disse, só a persistência em querer sair não funciona! Me ajudem! Que mais eu posso fazer?

Unknown disse...

Tenho saturno na casa 5 e realmente morro de medo de não gostar do meu próprio filho, isso agora que eu enxergo a possibilidade de ter um. Pois antes eu nunca quis ter filho porque só de imaginar sinto o fardo da responsabilidade. Porém, meu saturno na casa 5 está em conjunção com Vênus e ambos estão no signo de peixes. E eu amo criança, adoro brincar com criança, eu me divirto brincando com primos e primas pequenos de boneca ou carrinho, mas prefiro as bonecas. O quê dizer sobre esse posicionamento? No caso Vênus pode aliviar o peso da responsabilidade de saturno na vida prática caso eu tenha filhos (ambos planetas estão na 5¤ casa) ?

Unknown disse...

Com quantos anos teve esse seu filho? Tenho Saturno na 5 mas quero ter filhos tarde

Unknown disse...

Tem que olhar seu mapa astral em questão dos filhos , tenho um tia que tem Saturno.na casa 5 ela teve meu primo tarde porém tem um relacionamento ótimo com ele , ele tem caracteristica de saturno super educado e gosta de pessoas mais velhas ,l

Unknown disse...

SiM eu também não tenho um Relação totalmente saudável com meu pai e meu Saturno está na 5 tbm

Unknown disse...

Sim , vênus é benéfico em relação a filhos esse conjunção leva aspectos bons para saturno e ajuda muito sua relação com seus filhos se tiverem , eles tbm podem ser bonito viu , Saturno ele não nega filhos apenas traz dificuldades mas bem aaspectado e recebendo ajuda de benéfico como vênus acho que se ter filho não terá problemas com ele

KAUEM SIMÕES disse...

Tenho sol/jupiter em gemeos na casa 3 e saturno em leao na casa 5 em oposição a lua em aquario na casa. Concordo com o texto e complemento que no meu caso é uma luta de uma vida toda por auto-afirmação, auto-segurança. Vencer a timidez e a preopucpação do que os outros vão pensar, achar ou dizer, e principalmente a seriedade a falta de otimismo. O autoconhecimento ajudou muito vencer barreiras e conflitos interiores.

Anônimo disse...

Meu Saturno está na casa 5 de peixes, mas na casas astrológicas ele está em aquário (acho que um signo infértil).Enfim,acho que não tenho talento nenhum e evito relacionamentos pelo pavor de engravidar.
Às vezes até penso em tentar mas esse saturno é tenso.

Anderson Ricardo Gonçalves disse...

Meu avô materno nasceu em 1918 tinha saturno em leão não foi registrado pelo pai,não dizia quem era não gostava que tocasem nesse assunto
Eu tenho Saturno em leão juntamente Vênus em Virgem tbm na casa 5
Casei no retorno de saturno e tive duas filhas, uma delas tem saturno em leão
Sou um peixe fora d'água nas festas,muita dificuldade nos namoros
Sou extremamente sério e semblante fechado,muitos qué não me conhecem tem medo de mim
Mas sou de libra,sou calmo e tranquilo e diplomata
Consigo reverter a imagem negativa que elas têm, antes de me conhecer
Tem épocas que me isolo em outros quero estar na praia,curtindo o mar e o brilho do Sol
Sonho com grandes feitos, mas tenho receio da repercussão

Anônimo disse...

Eu pensava que era louca quando me passa pela cabeça que ter filho feio não dá para mim que tinha de procurar um namorado mais bonito kkkkk agora já entendi que é culpa desse Saturno na casa 5!!! Diabo!

Iracema Correia disse...

Kkkkkkk. Muito louco. Eu tenho Saturno e Vênus na cúspide da 6. Entre a 5 e a 6.

Iracema Correia disse...

Saturno em QUALQUER LUGAR será um desafio. São aprendizados e ciclos que a gente tem que aprender para não se repetir e ficar quebrando a cabeça. Fui criada num lar com a DINÂMICA da família Narcisista. Gravos videos no meu canal no YouTube Iracema Correia sobre esse assunto. E sim, muitas vezes me senti reprimida, enjaulada, culpada, envergonhada, até pra namorar, parecia que eu estava cometendo um crime. Foi assim da adolescência a fase adulta, trabalhei muito cedo e como diz a música de Marvin : Aos 13 anos eu sentia o peso do mundo nas minhas costas ". Casei, não queria ter filhos, por meeedo, gravidez difícil, pari e foi a MESMO COISA QUE ME ACONTECEU. Eu conheci o verdadeiro amor. Voltei a sorrir, vivi a fase de criança e estou curtindo com ela a adolescência, ela me ensina muito. Fala tudo comigo! Tenho gêmeos tb na casa 5,então temos mts papos cabeças. Ela tem 14 e eu 47. Foi uma gravidez com 31 anos. Aconteceu, me separei por carregar o fardo sozinha, crio ela praticamente só, mas aprendi a não achar que devo carregar o peso só. Vez ou outra ele oega ela, sai, leva pra passear e pra mim é um alívio. Eu fico em casa lendo, curtindo a minha solitude, até a minha pele melhora. Saturno melhora tudoooooo com o tempo. Meus alunos dizem que eu tenho ALMA DE CRIANÇA. ☺️Sou leonina também ��‍♀️

Unknown disse...

Tenho o mesmo posicionamento... Não tenho problemas em relação à luxúria, mas percebo que em certos momentos estou super focada no autoconhecimento e espiritualidade e, em outros, não consigo/ não tenho interesse em continuar evoluindo... Quem sabe, nosso desafio seja, justamente, encontrar um equilíbrio e ter constância nos atos?

Anônimo disse...

Meu Deus rs eu tbm tenho sol em leão, mercúrio em leão e Saturno em peixes na casa 5, passo pela mesma coisa