Urano na 4ª Casa

 
Dane Rudhyar escreve sobre Urano na 4ª Casa que ele "aponta para a possibilidade de se tomar construtivamente desarraigado". Seja por escolha pessoal ou por inevitáveis circunstâncias externas, quem tem Urano na 4ª Casa não parece limitado pela unidade da família biológica. Ele pode se sentir um estranho, gente de fora ou um invasor de sua família de origem, ou, por alguma razão, sua vida de família na primeira infância foi interrompida e a família desfeita. Este posicionamento de Urano implica uma necessidade de encontrar o lugar a que realmente pertence, pois sua família ou suas raízes raciais parecem não lhe dar esse tipo de compreensão. Muitas vezes, ele requer incansavelmente muito espaço e liberdade para procurar sua verdadeira família ou lar "espiritual".
Temendo a perda de alternativas, os que têm esta posição são algumas vezes relutantes em lançar quaisquer raízes. Talvez haja algum lugar melhor ou mais apropriado para eles ali na esquina. Em certos casos que tenho visto, o rompimento foi atraído externamente como que por destino; algo de fora os impele a um movimento ou à necessidade de se desarraigar. Ou então tudo parece perfeitamente seguro no lar até que o Urano na 4ª Casa seja "bombardeado" por progressão ou trânsito e, de repente, sem mais nem anos, eles se mandam ou a família se desfaz ou muda de alguma maneira.
Este posicionamento também pode descrever um lar familiar diferente. O lar poderia ser usado como lugar de reunião de grupos ou organizações, onde idéias diferentes são trocadas. Eles podem viver numa comunidade utópica ou numa casa que tenha algo nada convencional. O pai (ou um dos pais oculto) pode ter algumas características de Urano. Ele tende a ser pouco convencional ou excêntrico, ou literalmente aparecer e desaparecer do lar. Talvez se sinta frustrado em ser pai. Às vezes, está fisicamente presente mas continua a ser uma pessoa desconhecida com a qual um relacionamento emocional mais íntimo é difícil. Ocasionalmente, tenho visto Urano na 4ª Casa em mapas de pessoas que, enquanto cresciam, observavam seus pais tendo colapsos mentais. De um ponto de vista mais positivo, pode ser um pai muito original, inventivo, livre-pensador e amoroso sem ser sufocante.
Embora isso possa se revelar só com certa idade, quem tem Urano na 4ª Casa, em geral é profundamente inconvencional. Em alguns casos, pode viver de certo modo até a meia-idade e depois mudar radicalmente seu estilo de vida quando Urano faz oposição a si mesmo. Um interesse pela metafísica, por sistemas políticos e filosóficos pode aparecer conforte vai ficando mais velho.
Urano na 4ª é semelhante a Aquário no Fundo-do-Céu ou na 4ª Casa. É preciso encontrar uma identidade baseada em outra coisa além da unidade da família. Em certo ponto da vida, ele poderá querer participar de atividades que beneficiem ou melhorem a família ou a humanidade.

9 comentários:

Rainha de Espadas disse...

Muiito esclarecedor,
Obrigada!
Um dúvida: Urano em
Áries na casa 4 tem as mesmas características de Urano na quarta casa?
Obrigada! Adriana

Anônimo disse...

Me identifiquei com o post, Tenho capricórnio na casa 4 com Netuno e Urano. O meu pai nem conheci, minha mãe na infância realmente viajava muito e era ausente. "enquanto cresciam, observavam seus pais tendo colapsos mentais." minha mãe teve um ataque psicótico quando tinha 9 anos, depois depressão e nunca mais foi a mesma, parou de trabalhar e vive em conflito com os familiares.

Lara Moncay Reginato disse...

Olá.
Os signos quando ocupam uma determinada casa astrológica colorem as mesmas com suas qualidades energéticas, portanto a forma como Urano é sentido nessa casa depende da qualidade energética do signo que ocupa essa casa.
Grata pelos comentários.

Anônimo disse...

vc eh meu irmao? kkk so faltou o saturno retrógrado pra ser meu irmão gêmeo.

Unknown disse...

Gostei do texto. Tenho urano na casa 4 em aquário,assim como o FC. Gostaria de saber mais sobre isso.

Isaac disse...

Tenho urano na casa 4 em aquário e (FC), desde de 2012 estou pesquisando essa posição. É muito forte em mim por ser a casa 4, "casa de destaque".
Oque posso dizer é que tudo bate comigo, por exemplo, eu nunca tive a presença do meu pai, só encontrei ele uma vez na vida e isso não me fez falta nenhuma. E sinto totalmente alienado de minha família, minhas ideologias, desde de religião até o modo de alimentação é diferente. Logo vou fazer 18 anos e em breve sairei de casa, é meu maior desejo. Aqui sinto que não posso expressar meu verdadeiro eu, quero ter minha casa, um lugar pra chamar de meu, com a minha cara sabe? ... e claro adoraria conhecer pessoas com as mesmas ideias que eu. Outra coisa é a mudança de residência, eu nunca mudei de casa ou de cidade mas assim que tiver minha independência financeira, quero morar por um tempo em várias partes do mundo.
Enfim, desde do começo da minha adolescência está sendo díficil deu conviver com minha família de origem, sinto muita pressão e estresse, uma coisa que eu nunca vou entender é a importância da família, isso nunca foi importante pra mim, sinto total desapego, sinto como se fosse um fardo pra mim, algo que eu precisasse me libertar para ser feliz.
Essa posição fica mais intensificada pois tenho Plutão na casa 1 oque aumenta meu desejo por liberdade e independência e sempre sinto que estão tentando me controlar.
Mais uma coisa relacionada a urano na casa 4 é que eu amo astrologia, estudo desde que tinha 12 anos.

Unknown disse...

Meu mapa é muito parecido. Minha mãe sempre estava fora a trabalho e quando estava em casa era distante emocionalmente... Teve alguns problemas psicológicos que a levou ao falecimento.

Unknown disse...

Mt parecido com a minha história! Tb tenho urano na 4. Mas está junto c netuno e também tenho saturno. Eu apenas quero me libertar da minha família de origem. Mas odeio ficar mudando de casa, quero sossegar e ter uma familia tradicional.

Unknown disse...

Tenho urano em aquário na casa 4 ( regida por aquário RS ) oque me diz? Marte está em conjunção a urano também na casa 4, li uma vez que Marte conjunto a algum planeta anula-o em relação a casa